Ícone do site Misto Brasil

PF descobre que Pazuello foi alertado sobre colapso no AM

CPI da Covid Eduardo Pazuello Misto Brasília

Pazuello está sendo investigado por problemas de gestão na pandemia/Arquivo/Edilson Rodrigues/Agência Senado

Compartilhe:

Ao reunir novas evidências sobre a crise de oxigênio que aconteceu em Manaus em janeiro, a Polícia Federal descobriu que tanto o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, quanto o Exército da Amazônia, haviam sido alertados cinco dias antes pelo governo do estado sobre o colapso e não atenderam ao pedido de socorro, de acordo com a Folha de São Paulo.

De acordo com a mídia, o ofício teria sido enviado a Pazuello e ao comandante militar da Amazônia, general Theophilo Oliveira, no dia 9 de janeiro e assinado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

No documento, o governador destaca a necessidade de oxigênio diante da alta de infecção pelo vírus da COVID-19 e do aumento dos casos de internação, com “súbito aumento no consumo” do insumo. Além desses alertas, o ofício aponta para a “iminência de esgotamento” e para a “necessidade de resguardar a vida dos pacientes” no estado, segundo a mídia.

No dia 12 de janeiro, novo ofício teria sido enviado a Pazuello, que recebeu novamente aviso de que o consumo havia mais do que triplicado, com outro pedido do governo do estado para serem enviados geradores de oxigênio e microusinas. Segundo a mídia, não houve registro de transporte das solicitações citadas antes do colapso do dia 14.

Sair da versão mobile