Depois de chegar a subir mais de 0,5% pela manhã, o Ibovespa virou e fechou com queda acentuada nesta quinta-feira (17), com as exportadoras em forte queda, enquanto bancos e seguradoras viraram para o negativo. Porém, um dos grandes destaques ficou para a Eletrobras, R$ 43,61, -3,05%; R$ 43,28, -3,18%), com as ações recuando após abrirem em leve alta, em dia de expectativa pela votação no Senado da Medida Provisória que abre caminhos para a privatização da empresa.
O relator Marcos Rogério (DEM-RO) tem feito várias emendas em seu documento desde a noite de ontem, mas o cenário segue sendo de resistência para a aprovação do texto por senadores. Com o plenário dividido, há uma articulação em curso, por meio de destaques,para praticamente eliminar as mudanças feitas no texto pelos deputados na Câmara.
No final da tarde, os senadores aprovaram com alterações o PLV 7/2021, proveniente da MP 1.031/2021, que permite a privatização da Eletrobras, condicionada à outorga de nova concessão de geração de energia elétrica. A aprovação foi por 42 votos a favor e 37 contrários. Volta à Câmara.