O aumento será de 52% sob a alegação da crise hídrica que ocorre no país
O consumidor vai pagar muito mais caro pela tarifa de energia. Neste mês, já começou a pagar pela tarifa da bandeira vermelha, mas vai ter uma cobrança adicional. A cobrança extra passa de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100kwh consumidos. Isso representa um reajuste de 52%.
O reajuste foi confirmado há pouco pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A diretoria se reuniu para definir o reajuste das bandeiras tarifárias na conta de luz.
O novo valor entrará em vigor já em julho, com aplicação da bandeira tarifária na cor vermelha, a mais cara. Em pronunciamento na noite desta segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, admitiu a crise hídrica no Brasil, provocada pela maior seca dos últimos 91 anos.
A fim de prevenir o agravamento da situação e reduzir a pressão no sistema elétrico, o ministro pediu à população o “uso consciente” de água e eletricidade. Porém, ele afirmou ter confiança de que o Brasil superará este “período desafiador e transitório”. Antes do pronunciamento, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória com o objetivo de evitar um apagão no Brasil.