Também contribuiu as denúncias de corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro
O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (30) enquanto os investidores repercutem dados de emprego aqui e nos Estados Unidos. No noticiário político, o representante de uma empresa vendedora de vacinas disse à Folha de São Paulo que recebeu o pedido de propina de US$ 1 por vacina de um funcionário do Ministério da Saúde.
A CPI da Covid hoje tem o depoimento do empresário Carlos Wizard, que escolheu ficar calado e não responder às perguntas dos senadores usando o direito obtido por meio de um habeas corpus aceito por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), informou o Infomoney.
Wizard supostamente seria um dos membros do “gabinete paralelo” que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. A comissão também deve votar a convocação do líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), suspeito de envolvimento em irregularidades na negociação de compra de vacinas da Covaxin pelo governo federal.
Entre os indicadores, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre móvel de fevereiro a abril, mantendo-se no recorde da série histórica iniciada em 2012. O número veio totalmente em linha com a média das projeções dos economistas compilada pela Refinitiv.
Já nos EUA, foram criadas 692 mil vagas no setor privado em junho, segundo o Relatório de Emprego ADP. O número veio acima da geração de 600 mil empregos esperada pelos economistas de acordo com a Refinitiv. O dado de maio foi revisado de 978 mil para 886 mil novos empregos.
Também no radar dos investidores, com o agravamento da crise hídrica e o pior cenário dos últimos 91 anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá aumentar ainda mais a bandeira vermelha nível dois nas contas de luz nos próximos meses. O órgão regulador irá receber contribuições sobre a proposta de 1º a 30 de julho. O projeto em discussão prevê que a bandeira possa ser elevada para até R$ 11,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos a partir de agosto.


