No Distrito Federal, o ritmo de vacinação é lento, embora existem 400 mil doses no estoque
Cinco estados brasileiros – Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco – diminuíram o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus. A campanha de vacinação contra a peste completa seis meses no próximo dia 17. O ritmo poderia ser bem mais rápido, se o próprio presidente Jair Bolsonaro não criasse problemas para a vacinação.
A decisão ocorre pelo medo do avanço da variante delta, que já se disseminou por todo o planeta. A cepa infecta o paciente com maior facilidade e as vacinas têm eficiência menor para proteger as pessoas da cepa do vírus. A orientação do Ministério da Saúde, recomenda 12 semanas (três meses) de intervalo entre as aplicações do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No Distrito Federal, há cerca de 400 mil doses em estoque, mas o governo distrital tem dificuldade em agilizar e antecipar a vacinação. Hoje (10), começou o agendamento eletrônico das pessoas com mais de 41 anos. Há pouco, o agendamento eletrônico de 21 mil vagas foi encerrado em razão da grande procura. O site da Secretaria da Saúde neste momento (10h45) está fora do ar.
Em municípios do Entorno do Distrito Federal, a imunização das pessoas com idade mais baixa já está acontecendo.
Na capital dos brasileiros, a Secretaria da Saúde já está desativando leitos de UTIs, mas os especialistas advertem que é muito cedo para que isso aconteça. No início desse ano por exemplo, o índice de contaminação subiu muito e os hospitais de campanha que tinham sido desativados, tiveram que ser novamente instalados.
Ontem (09), a média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal subiu e chegou a 11,6. Se comparado com os últimas duas semanas, o índice, diminuiu 28,3% e completou 17 dias com tendência de queda.
Mato Grosso do Sul já vacinou 25% da população e Rio Grande do Sul, 18,4%. No ranking dos entes federados, são os estados que mais imunizaram a população.