Associação avalia o desempenho da economia na indústria e nos serviços
Pelo menos 1.280.000 vagas temporárias devem ser criadas neste semestre, sendo a maior parte nos setores da indústria e de serviços. O dado, divulgado pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem),é 20% maior em comparação com o do ano passado.
A retomada econômica ainda é gradual, mas a expectativa é que ela avance junto com a vacinação, o que é positivo tanto para os negócios como para a geração de empregos. Segundo Marco de Abreu, presidente da Asserttem, “neste terceiro trimestre, que compõe julho, agosto e setembro, o trabalho temporário vai gerar mais de 630 mil vagas”.
Nas lojas, o volume de contratações deve aumentar somente a partir de setembro. Já o que tem surpreendido os especialistas é o ritmo de aberta de vagas nesta modalidade no setor de serviços. A ampliação do horário de funcionamento das empresas tem impulsionado a busca por profissionais. No restaurante da ajudante de Carla Bertorelli, quatro dos oito funcionários são provisórios. Um dele é o ajudante de cozinha Ed Carlos Fernandes.
No Distrito Federal, a Federação do Comércio informou na semana passada que as vendas superaram as expectativas dos lojistas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados em 2021. Em maio deste ano, o setor registrou aumento de 22,5% nas vendas em comparação com 2020. Em junho, os comerciantes tiveram um acréscimo de 18,49% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados do novo levantamento foram comparados com as pesquisas pré-vendas, realizadas para medir a expectativa do setor em relação às datas comemorativas.