Além disso, 85% dos profissionais também relataram que aceitariam um cargo inferior
Estudo sobre recolocação profissional na pandemia, realizado pela consultoria de RH Luandre, concluiu que 90% dos candidatos entrevistados aceitariam uma oportunidade com salário inferior ao que pretendiam. A pesquisa realizada em julho de 2021, com profissionais com idade entre 18 e 60 anos, reuniu uma amostra de 935 profissionais desempregados, sendo 52% deles com ensino médio e 30% com ensino superior.
Mesmo entre os profissionais que estão no máximo há três meses desempregados, a maioria aceitaria uma redução salarial. Além disso, 85% dos profissionais também relataram que aceitariam um cargo inferior para se recolocar no mercado, um índice que pouco varia de acordo com idade e formação.
No caso de profissionais que não aceitariam a redução de cargo, 68% deles considerariam flexibilizar o salário. E mais da metade dos entrevistados, 76%, consideram a mudança de carreira como alternativa para driblar a situação do desemprego e apenas 15% permanecem resistentes em manter a área de atuação.
“Percebemos que as pessoas estão mais dispostas a reduzir o salário do que o cargo, pois isso permite uma recuperação menos drástica. Mantendo o cargo é mais fácil para o profissional buscar novas oportunidades que ofereçam maiores salários”, comentou o superintendente de seleção da Luandre, Francine Silva.






















