O Ministério da Saúde adverte que a vacinação é essencial para reduzir a pandemia
O país registrou 570 casos confirmados de infectados com a variante Delta, segundo os dados do Ministério da Saúde até esta terça-feira (10). O número é 98% maior em comparação com o balanço publicado na semana passada. Quase o dobro do número de infecções da variante aponta ao rápido avanço da cepa no Brasil, que se acredita ser mais transmissível do que outras variantes.
Além disso, em quatro semanas, a proporção da cepa Delta detectada em amostras brasileiras do SARS-CoV-2 na plataforma internacional Gisaid triplicou. Ela estava presente em 12,8% dos exames no dia 27 de julho, e agora o número subiu para 38,5%. O estado do Rio de Janeiro registrou 206 casos da cepa Delta e segue sendo o estado com maior número.
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é essencial para reduzir a pandemia no país e também chama para o uso de máscaras e etiqueta respiratória. Entretanto, o Brasil confirmou mais 1.183 mortes e 35.245 casos de COVID-19, totalizando 564.890 óbitos e 20.213.388 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.