O setor mais prejudicado foi o de restaurante, quem redução nas vendas de 53% em junho
O mês de junho também não foi bom para o segmento dos bares, restaurantes, lanchonetes e padarias do Distrito Federal, segundo uma pesquisa feita pela Fipe e Alelo divulgada hoje (23). A queda do movimento foi de 36% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O cenário é menos agressivo para os supermercados, que apresentaram uma queda de 12% no faturamento.
Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram ainda que houve uma redução na quantidade de vendas, que registrou baixa de 53%, valor ainda pior que o mês anterior (-51,3%). Além disso, o número de estabelecimentos que realizaram transações foi 10,3% inferior.
“Comparado aos dados do último mês, podemos notar que houve piora tanto nas vendas e no valor gasto, quanto no número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações nos restaurantes do Distrito Federal“, observou o presidente da Alelo, Cesario Nakamura.
Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de junho, quando comparados ao mesmo período de 2019, indicam que o segmento teve queda de 26,1% na quantidade de vendas. O número de estabelecimentos que efetivaram transações também registrou retração de 2,8% comparado ao mesmo período de 2019.
Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas em junho foram: Centro-Oeste (-32,1%) e Nordeste (-29,6%), ao passo que as menos afetadas foram as regiões Sul (-27,9%), Sudeste (-27,1%) e Norte (-26,2%).