Bolsonaro pretende cota única para ICMS sobre combustíveis

Combustíveis bombas Misto Brasília
Preços dos combustíveis são um componente importante na pesquisa sobre a inflação/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Uma ação deu entrada pelo Supremo Tribunal contra a atual forma de cobrança feita pelos estados

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolaram uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os governadores sobre o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços dos combustíveis. A relatora do caso é a ministra Rosa Weber.

O documento pede a determinação de um prazo para que o Congresso Nacional edite uma lei complementar tratando do assunto e determine a fixação de um valor único para a alíquota de ICMS que incide sobre os combustíveis.


O presidente já havia afirmado na live semanal que faz às quintas-feiras que iria protocolar a ação. Segundo ele, os governadores aumentam o ICMS para ganhar mais dinheiro.

“Toda vez que aumenta o combustível, eles [governadores] aumentam quase o dobro do que se registra lá na origem. Isso é uma maneira dos governadores ganharem mais dinheiro. E não tem exceção. Todos fazem exatamente a mesma coisa. Arredondando os números, o preço da gasolina poderia estar R$ 1,20 mais barato hoje”, afirmou Bolsonaro, informou a CNN Brasil.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas