Wilson Lima é acusado de praticar crimes durante a pandemia do novo coronavírus
O Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade aceitar uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o governador do Amazonas, Wilson Lima, por crimes durante a pandemia. Além dele, foram acusadas mais 13 pessoas. Wilson Lima é acusado pelo Ministério Público de integrar um alegado esquema de desvio de recursos públicos na compra de respiradores para o tratamento de pacientes com a Covid-19.
A PGR estima prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos, conforme o portal G1. O próprio governador defende sua inocência no caso: “Sobre a decisão de hoje, afirmo: as acusações contra mim não têm fundamento e tampouco base concreta, como ficará provado no decorrer do julgamento. Nunca recebi qualquer benefício em função de medidas que tomei como governador. A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular”, diz a nota divulgada por Lima e citada pelo portal G1.
O Brasil confirmou mais 248 mortes e 2.389 casos de Covid-19, totalizando 591.034 óbitos e 21.234.372 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.