A operação policial foi deflagrada nesta manhã com o cumprimento de 21 mandados judiciais
Foi deflagrada nesta manhã uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal que investiga fraude tributária que pode ter provocado prejuízos de R$ 300 milhões. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão. A quadrilha estaria atuando há pelo menos uma década no DF.
De acordo com a polícia, três grupos integram a quadrilha. O primeiro é formado por integrantes de uma mesma família que elabora documentos públicos falsificados utilizando espelhos de documento de identidade de várias unidades da federação.
O segundo núcleo é o contábil, formado por contadores e técnicos em contabilidade que ficam responsáveis por realizar a abertura de empresas de “fachada” com quadro societário composto por pessoas fictícias e inexistentes, criadas com base nos documentos fraudados pelo núcleo executivo.
E o terceiro, de acordo com as investigações, é responsável por emitir notas fiscais eletrônicas em nome das empresas de fachada visando com isso obter créditos tributários e reduzir o recolhimento de tributos.
Os mandados judiciais estão sendo cumpidos em Goiânia, dentro do Distrito Federal e no Entorno. Em residência de contadores e de falsários, bem como em empresas participantes do esquema e na casa de alguns empresários. Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de Integrar organização criminosa, sonegação fiscal, falsificação de documento e uso de documento falso.