Os temas do ambiente devem estar no topo da pauta deste final de semana dos 20 países mais desenvolvidos
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou à capital da Itália nesta sexta-feira (29) a fim de participar das reuniões da cúpula do G2o. Ainda hoje, Bolsonaro será recebido pelo presidente italiano, Sergio Matarella.
O chefe de Estado viajou acompanhado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e por Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente. Os chefes de Estado dos países mais ricos do mundo estão em Roma para participar das reuniões da cúpula, devendo debater assuntos relacionados com a economia pós-pandemia e meio ambiente, escreve portal RFI.
Os temas do ambiente devem estar no topo da pauta deste final de semana, nas vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). No sábado e domingo espera-se que Bolsonaro participe de encontros bilaterais com líderes mundiais, porém o Itamaraty não especificou quais serão.
Depois de Roma, o presidente brasileiro seguirá sua agenda na Itália, enquanto a maioria dos líderes vai para a COP26. Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin e o líder chinês Xi Jinping participarão da cúpula por meio de videochamadas.
O presidente dos EUA Joe Biden já chegou a Roma para participar das reuniões. Nesta sexta-feira, Biden deve se reunir com o Papa Francisco, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.