Atividades 100% presenciais ocorrem a 30 dias do fim do ano letivo. Sindicato promete dia de protesto
As aulas presenciais na rede pública do Distrito Federal serão retomadas em todas as escolas e em todas as séries a partir desta quarta-feira (03). A determinação do governo a 30 dias do término do ano letivo pode não acontecer. O Sindicato dos Professores convocou uma manifestação para a manhã na frente da Secretaria da Educação.
Em resposta à convocação, os gestores do Palácio do Buriti informaram que os professores que aderirem ao protesto terão o ponto cortado. A decisão do governo distrital de chamar para a sala de aula 460 mil estudantes, foi classificada pelo sindicato como um ato truculento. A entidade avalia que há riscos com o retorno de 100%.
O sindicato contratou vários ônibus para trazer os profissionais da educação das regionais para o Plano Piloto. Os veículos estão programados para sair de 13 locais. “A quem puder, recomenda-se que venha no seu carro”, escreveu o Sinpro0DF em seu sítio eletrônico.
O governo garante que todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas para evitar a proliferação do vírus da Covid-19. Veja o protocolo logo abaixo. Entre as principais definições, estão o turno letivo de quatro horas diárias, o uso da capacidade máxima do transporte escolar, o uso obrigatório e correto de máscaras e a limitação no fluxo de pessoas com acesso às escolas.
A Secretaria da Educação informou que desde a volta parcial às aulas, em agosto, os estudantes da rede pública tiveram 33 dias letivos presenciais – considerando que as turmas se dividem em duas que se alternam a cada semana na escola. A partir de 3 de novembro, serão mais 30 dias letivos nas 686 unidades escolares.
protocolo
– O acesso às dependências da escola deve ser limitado apenas a pessoas indispensáveis ao funcionamento e a pais com atendimento agendado
– A temperatura de todos deve ser medida logo na entrada da escola
– Evitar aglomeração de pessoas, inclusive em frente às escolas
– Deverão ser escalonados os horários de intervalo, das refeições, de entrada e saída de sala de aula e atividades recreativas, entre outras, para preservar o distanciamento e evitar a aglomeração de pessoas
– O uso de máscara é obrigatório
– Bebedouros coletivos estão proibidos
– Catracas que exijam biometria também estão vetadas
– Atividades esportivas e recreativas devem ser realizadas ao ar livre ou em ambientes ventilados
– Janelas e portas devem ser mantidas abertas
– Será restrito o uso de objetos que possam ser compartilhados pelos estudantes


