Sexta edição do troféu da Controladoria-Geral identificou 100% de transparência em todos os órgãos
Durante a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Índice de Transparência Ativa, foi anunciado que todos os órgãos públicos do Distrito Federal obtiveram a nota máxima em transparência. Entre as instituições que recebeu pela terceira vez o troféu, se encontra a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
“Acreditamos que a transparência é o maior instrumento de combate à corrupção, e é por meio dela que a sociedade participa do governo, fiscaliza e cumpre o seu papel. Nosso desafio a partir de agora é manter esse resultado e evoluir em mais pontos. Queremos mais, e a população do DF merece mais”, comentou o controlador-geral do DF, Paulo Martins.
Para diretor da Adasa, Félix Palazzo, esse é um pilar fundamental para a democracia. “A transparência na administração pública da capital permite que o cidadão acompanhe e fiscalize o governo, criticando, para que se melhore, e apoiando, para que se consolide”, afirma.
O prêmio foi criado para avaliar e garantir o direito ao aceso à informação e estimular a transparência dos dados públicos. Pela primeira vez no Distrito Federal, todos os órgãos e entidades que compõe o governo do Distrito Federal garantiram nota máxima.
Entre os serviços, estão o Portal Covid-19, a regulamentação do Fundo Distrital de Combate à Corrupção e a reformulação do Portal da Transparência,