O senador por Minas Gerais vai assumir a vaga de Raimundo Carreiro, que antecipou a aposentadoria
O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido pelo plenário do Senado Federal como o novo ministro do Tribunal de Contas da União. Ele vai assumir a vaga do ex-ministro Raimundo Carreiro, que antecipou a aposentadoria para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal.
Havia mais dois concorrentes na vaga que cabe indicação pelo Senado, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que acumula a função de líder do governo no Senado, e a senadora Kátia Abreu (PP-TO). O senador mineiro recebeu 52 votos, Kátia 19 e Bezerra, sete.
Do ponto de vista político, foi uma derrota do governo Jair Bolsonaro. A vaga seria aberta somente em 2023, mas o presidente queria indicar o ministro e negociou com Raimundo Carreiro a representação portuguesa. Bolsonaro pensava aplicar a mesma estratégia de indicações que executou no Supremo Tribunal Federal (STF). Anastasia estava em campanha há algum tempo, e Kátia apareceu para concorrer e Bezerra foi lançado pelo Planalto.
A articulação que levou à vitória de Anastasia teve vários ingredientes. A campanha do presidente do Senado, Rodrigo Mapcheco (PSD-MG), a simpatia que o senador tem entre seus pares e sua capacidade administrativa. Anastasia fala pouco como bom mineiro e quando foi chamado, exalou capacidade de articulação.