Senador se sentiu desprestigiado pelo governo, que apostou em dois candidatos para derrotar Anastasia
Depois de ficar em terceiro lugar na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) entregou nesta manhã (15) o cargo de líder do governo no Senado.
O senador percebeu que perdeu o prestígio e que o Palácio do Planalto apostou em dois candidatos para derrotar o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que recebeu 52 votos dos senadores na votação de ontem. Bezerra receber sete votos e a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que também era uma aposta do Planalto, obteve 19 votos.
O pedido foi formalizado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), “a quem o senador agradece a confiança no exercício da função”, diz Bezerra em nota. Com a desistência de Bezerra, o governo criou um problema, pois terá que buscar outro senador capaz de assumir o lugar. A vantagem do governo é que o recesso bate à porta do Congresso.
Fernando Bezerra teve atuação importante na CPI da Covid ao tentar defender o governo na pandemia. Foi também o articulador dos interesses do governo na votação da PEC dos Precatórios e outras pautas importantes.
O analista de política da CNN Brasil, Gustavo Uribe, disse que Bezerra se sentiu traído pelo baixo empenho do governo na articulação para sua eleição ao TCU. Em conversa com o presidente, o ex-líder teria dito que havia falta de legitimidade junto à base aliada.


