Saúde informou que os casos estão sendo monitorados. Hoje, morreram três pessoas por causa da Covid
Um novo caso da variante ômicron foi confirmado no Distrito Federal pela Secretaria da Saúde. A pessoa infectada chegou no Brasil vindo de Kingston, no Canadá.
A pessoa é uma passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses. Ela chegou no Brasil com o voo CM 471 da Copa Airlines de Toronto para Panamá no dia 07 de dezembro.
Ontem (21), a secretaria confirmou 14 casos. Em nota publicada nesta noite, a informação é de que os casos estão sendo monitorados.
Segundo uma nota (veja o inteiro teor logo abaixo), a secretaria entrou em contato com 61 pessoas. Dessas, 46 apresentaram resultado não detectável para Covid-19 e 15 testaram positivo, sendo 12 confirmados com a variante ômicron e três não sequenciáveis.
Hoje, o boletim sanitário confirmou a morte de três pessoas por causa da Covid-19 e mais 42 novos casos, a exemplo dos números de segunda-feira. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 11.093 pessoas já morreram no DF por causa da doença viral.
Nota da Secretaria da Saúde
A Secretaria de Saúde informa que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) permanece monitorando os 14 casos de Covid-19 identificados com a variante ômicron, importados de Cancún, no México.
Até o momento, a Pasta entrou em contato com 61 pessoas. Dessas, 46 apresentaram resultado não detectável para covid-19 e 15 testaram positivo, sendo 12 confirmados com a variante ômicron e três não sequenciáveis.
A Secretaria esclarece que todos os casos identificados com a ômicron, até o momento, receberam duas doses da vacina contra covid-19. Nove foram imunizados com a vacina AstraZeneca e cinco com a Pfizer. Duas dessas pessoas estão na faixa etária de 20 a 29 anos, dez na faixa de 30 a 39 anos e dois na faixa de 40 a 49 anos. Nenhum dos casos apresentou sintomas graves e todos permanecem em monitoramento diário pela equipe do Cievs.
A Pasta também confirma mais um caso de Covid-19 com a variante ômicron proveniente de Kingston, Canadá. Trata-se de passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses, sendo a primeira dose com a vacina da Pfizer e a segunda dose da vacina Moderna.
Retornando ao Brasil, no voo CM 471 da Copa Airlines de Toronto para Panamá no dia 07/12, e voo no mesmo dia CM 205 da Copa Airlines do Panamá para Brasília, essa pessoa realizou coleta de PCR na rede privada, no dia 10/12, com resultado positivo para covid-19. Após a confirmação, o médico da paciente notificou o Cievs, que procedeu com a investigação. A paciente apresentou sintomas leves e já é considerada curada.
Atualmente, o DF conta com 17 casos confirmados da variante, sendo 14 de Cancún, dois da África do Sul e um do Canadá. Três casos são considerados curados.