O presidente se encontrou com 19 deputados da Bahia que reclamaram sobre a falta de recursos
Quando fevereiro chegar, a Câmara dos Deputados terá muitas pautas para serem analisadas e votadas. E hoje (28), mais uma matéria foi incluída entre àquelas que tem emergência de solução.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu que vai colocar para discutir uma nova proposta para as situações de catástrofe. A promessa foi feita a 19 deputados da bancada da Bahia, que enfrenta uma situação de emergência com milhares de desabrigados pelas enchentes. “Os recursos precisam ser liberados com maior urgência”.
“Faremos alterações de lei que permitam que estados em situação de catástrofe possam ter atendimento imediato mais rápido e “sem tantas burocracias”.
Ele é a favor da criação de um fundo emergencial para garantir recursos para os estados e municípios conseguirem reconstruir estruturas danificadas em desastres naturais.
De acordo com Lira, “estamos estudando as medidas que estão ao nosso alcance e registro aqui a integração entre governo federal, estado e municípios para superar este momento. Vamos acolher para cuidar e reconstruir”.
Depois da reunião, o coordenador da bancada baiana, deputado Marcelo Nilo (PSB-BA), afirmou que “Precisa haver um fundo, que ficará parado e só poderá ser usado em uma catástrofe. Se já houvesse esse fundo, pode ter certeza que seria pelo menos R$ 1 bilhão e não R$ 200 milhões”, disse, em referência à MP 1086/21, publicada nesta terça-feira (28), segundo informou a Agência Câmara de Notícias.

