Danos, mortes e interdições no Piauí, Tocantins, Bahia e Maranhão

Enchente socorro Teresina Misto Brasília
Defesa Civil remove famílias em área de risco na Vila Apolônia, em Teresina/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Estado de emergência em Teresina. Em TO, 340 pessoas estão desabrigadas. A BR-010 está interditada no MA

A prefeitura de Teresina decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil municipal, 17 mil pessoas vivem em áreas onde a elevação do nível dos rios Parnaíba e Poti ameaça provocar alagamentos.



“Além de adotarmos uma série de medidas de assistência a essas famílias, estamos decretando situação de emergência na cidade, para podermos atuar com mais rapidez no atendimento às vítimas de enchentes”, informou o prefeito José Pessoa Leal, ontem (02).

Em nota, o governo do Piauí informou que, devido às chuvas de verão, a elevação do nível das águas dos rios que banham Teresina e outras cidades piauienses já é esperada, mas que, até o momento, “a situação está controlada”.

As chuvas que atingem o Tocantins há semanas continuam causando estragos em várias cidades do estado, mantendo a população e as autoridades públicas em alerta. O volume de água fez com que o nível de rios subisse, provocando alagamentos e obrigando famílias a deixarem suas casas.




Segundo o Corpo de Bombeiros, em todo o estado, havia, até o meio-dia de hoje (3), 340 pessoas desabrigadas, ou seja, que tiveram que ser acomodadas em abrigos comunitários, pois não tinham para onde ir. Além disso, 114 pessoas desalojadas foram para as residências de parentes, amigos ou vizinhos.

Das 139 cidades do estado, 35 foram severamente afetadas. Ainda no último dia 27, o governador Wanderlei Barbosa determinou que cestas básicas sejam distribuídas às famílias afetadas que necessitem de alimentos e do atendimento a outras necessidades.

No Maranhão, hoje a Polícia Rodoviária Federal interditou o trânsito no quilômetro 228, entre os municípios de Governador Edson Lobão e Imperatriz. Parte do pavimento ruiu por conta das fortes chuvas. e outro trecho está encoberto pelas cheias.




Na Bahia,  foi confirmada a 26ª morte em decorrência das chuvas no interior do estado durante o mês de dezembro de 2021. A última vítima foi um homem de 39 anos, que se afogou, na última quinta-feira (30), no povoado do Sabiá, na zona rural do município de Belo Campo.

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1).

As fortes chuvas que atingiram a Bahia durante dezembro também deixaram 30.915 desabrigados, 62.731 desalojados e 518 feridos. O número total de atingidos pelos temporais é de 715.634 pessoas.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas