Os casos de “flurona” tem sido cada vez mais constantes no Brasil e no mundo
A Secretaria da Saúde do Distrito Federal confirmou no final da manhã que 26 pessoas contraíram simultaneamente o vírus do novo coronavírus e da influenza (gripe). Os exames foram coletados em laboratórios particulares. Os casos de “flurona” tem sido cada vez mais constantes.
Não há informação de qual é a subtipagem do vírus influenza e esses casos não estão registrados no sistema que capta hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Assim, não há registro de internação dos infectados, de acordo com a secretaria.
A orientação é que as pessoas que apresentem sintomas gripais devem realizar primeiro o teste para Covid-19. Caso seja negativo, deve seguir com as medidas de etiqueta respiratórias indicadas acima.
A nota da secretaria informa que durante os períodos de maior sazonalidade, quando há maior propagação de diversos vírus respiratórios, podem ocorrer coinfecções. Por isso, é necessário que a população continue adotando as medidas de etiqueta respiratória, como o uso de máscara, respeitar o distanciamento, higienizar as mãos, evitar aglomerações e locais fechados.
“A vacinação contra a Influenza foi liberada para toda a população desde julho do ano passado, porque a procura dos grupos prioritários foi abaixo da meta. Mesmo assim, a busca permaneceu baixa e, sem a devida proteção coletiva, aumenta as chances da propagação dos vírus”, alerta o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos.
























