A decisão anunciada esta manhã ocorre por conta do aumento da transmissão do novo coronavírus
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou nesta manhã que deve assinar nas próximas horas um decreto que vai proibir as festas de Carnaval previstas pela administração pública.
O decreto pode ser estendido também para as festas carnavalescas particulares. A restrição segue o que a maioria das cidades já definiu por proibir as festas de Momo, como o Rio de Janeiro.
A restrição ocorre em meio a um aumento da taxa de transmissão e dos casos do novo coronavírus. Além disso, há um surto de gripe e em 26 casos já foi confirmada a dupla infecção, por gripe e Covid-19. A notícia sobre o decreto foi divulgada pela Rádio CBN que fez uma entrevista com o governador.
A taxa de transmissão de 1,27 é a mais alta desde o ano passado. Há filas para a testagem da Covid-19 e até em farmácias os kits estão em falta em razão da alta demanda. Nesta quarta-feira, o boletim epidemiológico informou que três pessoas morreram por conta da doença.
Ontem à noite, a Secretaria da Saúde divulgou que a aplicação de doses de reforço de vacinas contra a Covid-19 para pessoas em situação de rua foi intensificada. A ação intersetorial ocorreu no Centro Pop da Asa Sul, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) especializada no atendimento a esse público.
Um dos desafios da equipe da Secretaria de Saúde é identificar a história vacinal de cada cidadão atendido no Centro Pop, pois muitos não possuem mais o cartão de vacina, não lembram qual imunizante receberam ou estavam sem a documentação completa. “A gente procura no sistema, faz busca no e-SUS, no TrackCare e no sistema da Sedes.