Falta de tripulação provoca cancelamento de centenas de voos

Aviões Azul, Latam e Gol Misto Brasília
As companhias participam do programa voltado para os aposentados do INSS/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Os pilotos e copilotos, além da tripulação de apoio, estão sendo infectados pelo novo coronavírus

Texto de Felipe Pontes

Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro, por Covid-19 e influenza.Atualizado ás 15h37

Todos os direitos dos passageiros, inclusive em relação à contaminação por Covid-19, podem ser encontrados na portal da Anac.

Em Brasília, a Inframérica informou nesta tarde que foram cancelados hoje (10) quatro voos. São dois voos que partiriam de Brasília para Teresina e de Brasília para Campinas (Aeroporto de Viracopos). E dois voos que chegariam na capital federal vindos de Teresina e Campinas. Os voos cancelados são da Latam e da Azul.




As três principais companhias aéreas brasileiras – Azul, Gol e Latam – confirmaram o impacto nas operações. Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que “está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo”.

A Latam, por exemplo, informou aos passageiros que já cancelou 1% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro. Na companhia, ao menos 111 decolagens foram canceladas entre hoje (10) e o próximo domingo (16).




A Gol também confirmou que houve “um aumento dos casos positivos entre colaboradores” nos últimos dias, mas disse que “nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo.

No caso da Azul, em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A situação levou a companhia a propor acordo coletivo aos empregados, no qual ofereceu gratificação em dinheiro a quem aceitar redução de folgas.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas