Sistema de pagamento registra o maior volume do país, e também a média de gastos
O Pix facilitou a transferência bancária e sem custos, mas um sistema simples de pagamento tem conquistado os moradores do Distrito Federal. Basta aproximar o celular ou o cartão da maquininha e a operação financeira está realizada. É o pagamento por aproximação.
O Distrito Federal é a unidade da federação que mais se destaca, registrando 37% das transações acima da média nacional. No Brasil, a modalidade corresponde a 20% do total das transações presenciais.
O estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA), realizado em setembro, mas divulgado hoje (10), informa que as transações por aproximação com credenciais Visa feitas no DF, registraram um ticket médio de R$ 72. Ao lado do Maranhão e Pará, superou a média nacional de gastos, que foi de R$ 62 por transação.
De acordo com o levantamento, após o DF, os estados que mais adotam o pagamento por aproximação são Amapá (33%), Santa Catarina (27%), Roraima (25%), Mato Grosso (24%), Paraná (24%), Rio Grande do Norte (23%), Rio Grande do Sul (22%) e São Paulo (22%).
“Conforme novos casos e oportunidades de uso de pagamentos por aproximação vão surgindo, novos projetos nascem, sejam no comércio tradicional ou voltados para mobilidade urbana, entre outras possibilidades”, comentou o diretor executivo da VCA, Oscar Pettezzoni.

