A Secretaria da Educação garante que está preparada para as aulas presenciais
A rede pública de ensino do Distrito Federal inicia o ano letivo nesta segunda-feira (14). As aulas serão presenciais para todas as turmas em meio à pandemia da Covid-19 e por isso muitos cuidados estão sendo tomados pelos pais e para comunidade educacional. A Secretaria da Educação garante que “tudo está preparado” para as atividades escolares.
No DF, a rede envolve 538.659 alunos, professores, servidores e aposentados. O número de estudantes é de 458.805 – Ensino Fundamental 274.270, Ensino Médio 81.302, Educação de Jovens e Adultos 40.218, Educação Profissional 10.400, Educação especial (atendimento exclusivo) 4.958 e Educação Precoce 2.971 crianças.
De acordo com informações da secretaria, uma série de medidas de prevenção e proteção contra a covid-19 devem ser observadas. Esta semana, as secretarias de Educação e de Saúde promoveram campanha para intensificar a vacinação das crianças em idade escolar.
“A vacina aumenta a proteção e diminui a chance de agravar os casos”, reforça o médico e Referência Técnica Distrital (RTD) de Terapia Intensiva Pediátrica, Sidney Cunha da Silva. Atualmente, podem ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos. Os locais são divulgados diariamente no site da Secretaria de Saúde.
As diretorias de Educação, Engenharia e Fiscalização de Trânsito, do Detran fará uma série de ações com foco na volta às aulas. A nova programação prevê a intensificação das ações educativas, de fiscalização e de sinalização de trânsito.
De acordo com a assessoria do Detran, o condutor de veículo de transporte escolar também será público-alvo das ações educativas de volta às aulas do Detran. O objetivo é levar conscientização a esses motoristas para que possam, cada vez mais, transportar as crianças com segurança.
a Diretoria de Fiscalização intensificará as ações nas faixas de pedestres, na organização do tráfego em frente às escolas e na autuação de veículos parados e/ou estacionados irregularmente. Além disso, serão verificadas as condições dos escolares.
Os agentes de trânsito atuarão, diariamente, nas proximidades de pelo menos 20 escolas diferentes. Nesses locais será realizada a Operação Faixa Segura, que tem o objetivo de lembrar os condutores sobre o respeito ao pedestre na faixa.


