Ícone do site Misto Brasil

STF recebe pedido para suspender sigilo de investigações

CPI da Covid sessão de depoimento Senado Misto Brasília

Detalhe da comissão de investigação da CPI em seu trabalho/Arquivo/Agência Senado

Compartilhe:

Apenas um pedido continuará sob segredo de Justiça no âmbito da CPI da Covid

Texto de Welton Máximo

O procurador-geral da República Augusto Aras pediu hoje (21) que o Supremo Tribunal Federal (STF) retire o sigilo de nove investigações preliminares abertas com base no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. No fim de novembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia enviado dez pedidos de investigação.

Com a decisão, apenas um pedido continuará sob segredo de Justiça. Em nota, a PGR informou que o sigilo prejudicava “o acesso da sociedade, dos investigados e da imprensa às providências investigativas já adotadas, dificultando o acompanhamento de diligências, perícias, informações, documentos, dados e análises que constam da apuração”.



A abertura do sigilo era uma reivindicação da cúpula da CPI da Covid. No último dia 9, os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) haviam pedido que o STF derrubasse o sigilo.

Até agora, não era possível saber o conteúdo dos pedidos nem a identidade dos investigados. Os pedidos de investigação da PGR foram distribuídos a seis ministros distintos no Supremo.


Sair da versão mobile