Brasil marca posicionamento no Conselho da ONU

ONU conselho bandeira Misto Brasília
Conselho de Segurança da ONU tem apenas cinco membros permanentes/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

O resultado foi considerado uma vitória do Ocidente, por revelar o isolamento da Rússia

A Rússia vetou no Conselho de Segurança da ONU uma resolução que condenava a invasão da Ucrânia. A China, os Emirados Árabes Unidos e a Índia se abstiveram na votação, mas os 11 demais membros do Conselho, incluindo o Brasil, votaram a favor do texto.

A decisão entra em vigor imediatamente e afeta os direitos de representação da Rússia no Comitê de Ministros e na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE).



O resultado foi considerado uma vitória do Ocidente, por revelar o isolamento da Rússia no cenário internacional. A resolução será agora submetida aos 193 Estados-membros na Assembleia-Geral da ONU. Representantes permanentes de seus 47 estados membros “concordaram em suspender a Federação Russa de seus direitos de representação no Conselho da Europa”, invocando o artigo 8 de seu estatuto, disse um comunicado.

O voto do Brasil a favor da resolução marcou o primeiro posicionamento claro do país contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. O presidente Jair Bolsonaro evita se manifestar a respeito, e chegou a repreender seu vice-presidente, Hamilton Mourão, que condenou publicamente a intervenção militar de Moscou.


O presidente Zelensky alertou a população de Kiev que as tropas russas devem tentar tomar a capital durante a noite. “Atenção especial para Kiev, não podemos perder a capital”, disse o líder ucraniano em mensagem de vídeo. “Essa noite eles vão tentar um ataque” alertou.

“O destino de nosso país está sendo decidido agora. O inimigo tentará com todas as suas forças romper nossa resistência.” Zelensky pediu aos ucranianos que “detenham o inimigo onde for possível”.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas