Russos ocupam cidade, protesto contra a guerra e negociação

Ucrânia tanque manobras militares Misto Brasília
Tanque militar durante as manobras militares russas perto da Ucrânia/Arquivo/The Moscou Times
Compartilhe:

A autoridade nuclear da Ucrânia afirmou que um depósito de lixo radioativo fora de Kiev foi atingido

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, saudou a formação de uma “coalizão internacional” de países fornecedores de ajuda à Ucrânia, neste domingo, quarto dia da invasão russa de seu país.

“Nós recebemos armas, medicamentos, alimentos, combustível, dinheiro. Uma coalizão internacional forte formou-se para apoiar a Ucrânia, uma coalizão anti-guerra”, disse em vídeo difundido nas redes sociais, citado pela agência France-Presse (AFP).



Zelenski saudou concretamente o envio de armas pela Alemanha e Bélgica, bem como o acordo europeu para a exclusão de bancos russos da plataforma internacional de pagamentos Swift, engrenagem essencial das finanças mundiais.

A autoridade nuclear da Ucrânia afirmou que um depósito de lixo radioativo fora de Kiev foi atingido por mísseis russos durante a noite. Por enquanto não há evidência de um vazamento radioativo, segundo o órgão. “O golpe foi na cerca. O prédio e os contêineres estão intactos.” Assim que o local estiver seguro, inspetores deverão avaliar adequadamente os danos.

As forças russas atacaram várias cidades durante a noite. Na cidade de Vasylkiv, nos arredores de Kiev, o bombardeio incendiou um depósito de petróleo. “O inimigo quer destruir tudo”, disse a prefeita da cidade, Natalia Balasinovich, em postagem nas rede sociais.



Uma aliança de sindicatos, Igrejas, organizações ambientais, iniciativas e grupos pela paz programou uma grande manifestação contra o ataque da Rússia de Vladimir Putin à Ucrânia. Os organizadores contam com até 20 mil participantes.

Sob o lema “Chega de guerra. Paz para a Ucrânia e toda a Europa”, o evento começa às 13 horas (09h00 em Brasília) deste domingo, na Coluna da Vitória (Siegessäule), localizada na avenida Strasse des 17. Juni, no centro da capital alemã.

Na véspera, a invasão russa já motivara uma série de manifestações antibélicas em cidades ao redor do mundo. Milhares se reuniram em Londres, Berlim, Frankfurt, Atenas, Helsinque, Genebra, Sydney e muitas outras cidades, com muitos manifestantes erguendo as cores da bandeira ucraniana e cartazes denunciando as hostilidades da Rússia.



Tentativa de negociação russa

O chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, afirmou que os representantes da Rússia vão aguardar hoje até as 15h00, no horário de Moscou (09h00 em Brasília), a confirmação da Ucrânia quanto ao encontro em Gomel, Belarus, para negociações. A Rússia desenvolveu em detalhes todo percurso da delegação ucraniana para Gomel, assegurando a segurança de seus representantes, confirmou o líder da delegação russa, Vladimir Medinsky.

O porta-voz do presidente Vladimir Zelensky, Sergei Nikiforov, anunciou que, apesar de todos os compromissos anteriores com Moscou sobre o local da reunião, o lado ucraniano não vai às negociações em Belarus.



Seguindo vários países na Europa, a Irlanda e a Áustria anunciaram hoje (27) o fechamento do espaço aéreo para todos os aviões provenientes da Federação da Rússia e exortaram os parceiros da UE a tomarem medidas análogas. Logo depois, a Dinamarca confirmou que vai introduzir a mesma medida contra a Rússia

O presidente da França, Emmanuel Macron, instou seu homólogo belarusso, Alexander Lukashenko, a ordenar que as tropas russas deixem seu país. Em telefonema, Macron frisou que a fraternidade entre os povos de Belarus e Ucrânia deve levar o governo belarusso a “se recusar a ser vassalo e cúmplice da Rússia na guerra contra a Ucrânia”, afirmou o gabinete do líder francês.

A Rússia usou o território belarusso como trampolim para parte de seu ataque à Ucrânia. Neste sábado, a líder oposicionista belarussa Svetlana Tsikhanouskaya expressou solidariedade a Kiev, afirmando à DW que a maioria dos cidadãos de seu país “não apoia esta guerra”.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas