As emissoras de televisão estão habilitadas a migrar o sinal aberta e gratuita para a Banda Ku
As TVs Câmara, Senado, Globo, Record e EBC são algumas das emissoras de televisão habilitadas a migrar o sinal aberto e gratuito para a Banda Ku, visando evitar interferências em função da chegada do 5G.
A relação foi divulgada pelo Ministério das Comunicações e foi publicada no Diário Oficial da União.
O resultado final do Chamamento Público realizado pela Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel) aponta 118 concessionárias habilitadas para a migração, além de 92 que não operavam por meio de antenas parabólicas (TVRO) na banda C, mas que possuem disposição para a transmissão do sinal por meio da nova faixa de frequência. São 210 canais a serem disponibilizados de forma aberta, gratuita e digital.
“Essas empresas, agora, podem continuar ofertando seus conteúdos sem o risco de interferências, garantido a diversidade de programação e promovendo o acesso à informação para milhões de pessoas”, avalia o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Trabalhamos incansavelmente para a rápida implantação do 5G no Brasil, que já começou em várias localidades”, completo o ministro segundo informou a assessoria de imprensa do ministério.
A migração de uso da banda C para a banda Ku é necessária para limpeza da faixa de radiofrequência que será utilizada por operadoras de telefonia para a oferta da quinta geração de dados móveis.
A ação faz parte das contrapartidas previstas no edital do leilão do 5G e, para colocá-la em prática, foi criado o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi ).