No Distrito Federal mais de 30 repartições públicas devem trocar as lâmpadas comuns a partir de hoje
A Neoenergia Brasília começou a substituição de lâmpadas convencionais de prédios públicos no Distrito Federal por modelos LED, que são 40% mais econômicos. O primeiro local beneficiado pelo projeto é o complexo da Força Aérea Brasileira (FAB), com a troca de 7.684 lâmpadas. A previsão é de uma economia de energia de 290,93 MWh/ano.
O investimento é de R$ 14,6 milhões com a troca de 110 mil lâmpadas. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O complexo da FAB possui três hangares, aeródromo para pousos e decolagens, dois hotéis de trânsito para oficiais, suboficiais e sargentos, rancho (local para armazenamento e preparação de alimentos e, também, refeitório), além de edifícios administrativos e o Hospital da Força Aérea de Brasília. São seis unidades consumidoras.
“No momento, temos mais de 30 prédios registrados aguardando a assinatura dos convênios para o início das instalações”, informa a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.
Além das lâmpadas de LED, o projeto também contemplará a instalação de geração solar fotovoltaica, com potência total de 1,5 MWp, geração de 2,2 GWh/ano, equivalente ao fornecimento de energia para 1.700 residências de baixa renda, com consumo médio de 110kWh/mês.13).