Nos supermercados, houve um aumento de 3,0% no ano passado, segundo os indicadores divulgados hoje
Restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Distrito Federal registraram queda de 3,2% no faturamento em janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2021. A informação é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em parceria com a Alelo.
Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram, também, redução no valor gasto nos supermercados (-2,1%). Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam aumento na 5,8% na quantidade de vendas e baixa de 3,8% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de janeiro.
“Possivelmente, esses números são reflexo do agravamento da pandemia em todo o país, com efeito da nova variante, crescimento da inflação, queda na renda e mudanças no comportamento de consumo, repercutindo diretamente na queda dos indicadores relacionados a bares e restaurantes”, disse o presidente da Alelo, Cesario Nakamura.
Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de janeiro, em comparação com o mesmo período de 2021, indicam que o segmento encerrou o período com aumento de 3,0% na quantidade de vendas e 0,9% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação.


