Jessica Chastain recebeu a estatueta de melhor atriz por seu papel em Os olhos de Tammy Faye
A 94ª edição do Oscar concedeu a estatueta de melhor filme a No ritmo do coração, da Apple TV. Foi a primeira vez que uma produção de um serviço de streaming levou o principal prêmio e um grande sucesso para a Apple TV, lançada há menos de três anos.
O filme de Sian Heder narra a história de uma adolescente que é a única pessoa que ouve numa família de surdos e sonha em ser cantora.
Estrelado por Timothee Chalamet (dir.) e Zendaya, Duna foi o filme mais premiado deste ano, levando seis das dez estatuetas paras as quais havia sido indicado. Hans Zimmer recebeu o segundo Oscar de melhor trilha sonora de sua carreira. O filme dirigido por Denis Villeneuve também venceu nas categorias melhor fotografia, melhor edição, melhor design de produção, melhor som e efeitos visuais.
Jessica Chastain recebeu a estatueta de melhor atriz por seu papel em Os olhos de Tammy Faye, baseado na história da maior apresentadora gospel da TV americana, Tammy Faye Bakker. O prêmio foi apresentado por Anthony Hopkins, que não havia comparecido à cerimônia do ano passado para receber a estatueta de melhor ator por Meu Pai.
Will Smith recebeu seu primeiro Oscar por sua interpretação de Richard Williams, pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams, em King Richard: criando campeãs. Ele já havia sido indicado duas vezes como melhor ator, por Ali (2001) e À procura da felicidade (2006).
A premiação de Will Smith veio pouco depois de um incidente chocante no palco, quando ele deu um tapa no no apresentador e comediante Chris Rock depois de uma piada fazendo referência ao cabelo da esposa de Smith, Jada Pinkett Smith.
Após uma confrontação que parecia fazer parte do roteiro, o clima ficou pesado quando Smith retornou ao seu assento e gritou: “Deixe o nome da minha mulher de fora da p* da sua boca”. Pinkett Smith foi diagnosticada com alopecia, condição em que ocorre perda de cabelo, informou a DW.
Will Smith slapped the Oscars presenter Chris Rock after the latter joked about his wife Jada Pinkett Smith's hairstyle, who suffers from alopecia. https://t.co/xApTdo7qfq pic.twitter.com/NI2VvDNHn5
— DW News (@dwnews) March 28, 2022
O Oscar de melhor direção foi para Jane Campion por Ataque dos cães, que disputou a estatueta de melhor filme. Esta foi a primeira vez na história que mulheres foram premiadas em dois anos seguidos nessa categoria, após Chloé Zhao vencer em 2021, com Nomadland.
Encanto, da Disney, ganhou o Oscar de melhor longa-metragem de animação. Aclamado por seu realismo mágico e suas músicas, o filme foi escolhido entre uma série de produções diversas – incluindo o documentário sobre refugiados afegãos Flee; Luca, da Pixar, ambientado na Itália; a comédia familiar A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas; e Raya e o último dragão, também da Disney.