Durante dez dias estarão acampados para uma série de programação. Evento deve reunir 100 povos indígenas
Começa na segunda-feira (04) a 18ª edição do Acampamento Terra Livre com o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’. Será o primeiro grande evento presencial reunindo centenas de indígenas depois de dois anos por conta da pandemia da Covid-19.
As barracas serão montadas próximo do Congresso Nacional. Serão dez dias de programação e mais de 40 atividades. A expectativa de mobilizar indígenas de mais de 100 povos de todas as regiões do país.
A principal mobilização ocorre por conta do Projeto de Lei 191/2020. O PL abre as terras indígenas para exploração em grande escala, como mineração, hidrelétricas e outros planos de infraestrutura.
No dia 9 de março de 2022 o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 279 votos a 180, o requerimento do líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), para tramitação em regime de urgência do PL 191/2020. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a proposta será analisada por um grupo de trabalho e será incluída para votação no plenário entre os dias 12 e 13 de abril.
“Estamos em um ano eleitoral e para iniciar nossa jornada de lutas declaramos o último ano do governo genocida de Jair Bolsonaro. Nosso Abril Indígena será marcado por ações simbólicas que mostrarão nossa capacidade na luta pela demarcação e aldeamento da política brasileira”, disse o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamam Tuxá.