Pequeno artefato tecnológico foi lançado no espaço pela SpaceX de Cabo Canaveral
Foi lançado no espaço na sexta-feira (01) um nanossatélite desenvolvido por pesquisadores e alunos da Universidade de Brasília (UnB). Batizado de AlfaCrux, o nanossatélite padrão CubeSat 1U foi lançado pela SpaceX de Cabo Canaveral.
A expectativa é que em órbita o equipamento possa demonstrar tecnologias via satélite para aperfeiçoar o sistema de coleta de dados, comunicação tática (defesa nacional) em banda estreita, além de ofertar uma experiência prática para alunos e professores no desenvolvimento e operação de uma missão espacial.
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal investiu R$ 2,2 milhões para aperfeiçoar o sistema de telecomunicação. O projeto conta ainda com o apoio da Agência Espacial Brasileira, que teve um papel importante nas tratativas para liberação do equipamento, que chegará a 500 quilômetros de altitude em relação à superfície terrestre.
A equipe do Alfa Crux é formada por 30 pessoas, dez delas professores, dois analistas na área de tecnologia da informação da UnB, dois engenheiros oficiais da defesa, e 24 estudantes dos diferentes cursos de Engenharia da UnB.
“O nosso objetivo hoje é transformar o Distrito Federal na terra da oportunidade e por isso resolvemos financiar 100% esse projeto”, destaca o diretor presidente da Fundação, Marco Antônio Costa Júnior.
“O Alfa Crux é muito estratégico, pois permite coletar informações em larga escala sobre nossos ativos naturais, parâmetros climáticos e desta forma apoiar tomadas de decisão no contexto da agricultura de precisão, planejamento social, entre outros benefícios”, disse o coordenador do Alfa Crux, Renato Borges.