Depois de 16 anos, foi inaugurado hoje o Sistema Produtor Corumbá que vai atender o DF e Goiás
Foi inaugurada hoje (06) o Sistema Produtor Corumbá, complexo de saneamento que vai atender 1,3 milhão de habitantes no Entorno Sul e do Distrito Federal. A obra foi projetada há 16 anos, mas ao longo de sua execução aconteceram diversos problemas, como denúncias de corrupção e interrupção nos trabalhos.
A Caesb e a Saneago executaram juntas a adutora de água bruta do empreendimento, composto por uma tubulação de aço com diâmetro de 1.200 mm e capacidade de 2.800 litros/segundo.
Foram feitos 12,3 quilômetros de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 quilômetros de comprimento até a Estação de Tratamento de Água Corumbá, executados pela Caesb.
“E ainda tem a proteção desses mananciais para assegurar que tenhamos, por longo período, água boa e de qualidade, que é o nosso bem maior. Só quem acompanhou o making off dessa obra sabe o quanto ela foi difícil”, declarou o presidente da Caesb, Pedro Cardoso.
“Estou feliz e tenho certeza de que nós entramos para a história e seremos lembrados durante muitos anos porque estamos dando o que a população mais merece: saneamento, água de qualidade e a certeza de que a região vai poder desenvolver”, disse o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
A cerimônia aconteceu na Estação de Tratamento de Água Corumbá e teve a presença dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado, dos presidentes da Caesb, Pedro Cardoso, e da Saneago, Ricardo Soavinski, além de autoridades, empregados das duas empresas e imprensa.

