Os representantes de Washington se reuniram com o presidente Volodomir Zelenski
A Ucrânia pode vencer a guerra contra a Rússia se tiver o “equipamento adequado” e Moscou está fracassando em seus objetivos, afirmaram os secretários de Defesa, Lloyd Austin, e de Estado, Antony Blinken, dos EUA nesta segunda-feira (25), após visita a Kiev.
A visita ocorreu no momento em que a guerra entra em seu terceiro mês, tendo deixado milhares de mortos e milhões de deslocados. O Ocidente vem respondendo à invasão russa com sanções econômicas a Moscou e forte apoio à Ucrânia por meio do fornecimento de armamento.
Os representantes de Washington afirmaram que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, com quem se reuniram no domingo, está comprometido a vencer a luta de seu país contra a Rússia e que os Estados Unidos vão ajudá-lo a alcançar esse objetivo.
“O primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer”, disse Austin. “Acreditamos que eles podem vencer se tiverem o equipamento adequado, o apoio adequado, e faremos tudo o que pudermos para garantir que eles tenham isso”,
O chefe do Pentágono afirmou ainda que os EUA esperam que o Exército russo chegue à exaustão na Ucrânia, o que os impediria de iniciar mais invasões no futuro. “Queremos ver a Rússia enfraquecida ao ponto de não poder fazer o tipo de coisas que fez na invasão da Ucrânia”, disse Austin.
Zelenski vem pedindo armamento pesado ao Ocidente, incluindo artilharia e caças, afirmando que suas forças poderiam virar o jogo com mais poder de fogo.


