PF diz que imperícia de ex-ministro com arma foi acidente

Milton Ribeiro ministro da Educação Misto Brasília
Milton Ribeiro foi o titular do Ministério da Educação/Arquivo
Compartilhe:

Arma de Milton Ribeiro que disparou no balcão de atendimento foi devolvida pela Federal

O ex-ministro da Educação e líder evangélico Milton Ribeiro quase matou uma pessoas ontem (25) à tarde no Aeroporto de Brasília. Ao manusear uma pistola (calibre não revelado) no balcão de atendimento, a arma disparou.

A falta de habilidade do ex-ministro e a ausência de cumprimento às normas que tratam sobre o assunto, foi relevada pela Polícia Federal, a quem cabe investigar o caso. Veja a nota logo abaixo.



O episódio aconteceu por volta das 17 horas. Ele embarcaria em um voo com partida às 19h50 para São Paulo. O ex-ministro relatou à Polícia Federal que “a bala atravessou o coldre e sua pasta, se espalhando pelo chão”.

A Inframerica, responsável pela administração do Aeroporto de Brasília disse que não falaria sobre o caso porque, por se tratar de arma de fogo, o assunto foi conduzido pela Polícia Federal.

Segundo fontes que informaram ao Aeroin, a versão do ex-ministro não seria totalmente fidedigna, já que havia mais pessoas no local e uma atendente de outro balcão, que presta serviços à Gol Linhas Aéreas, sofreu arranhões no braço, supostamente por estilhaços resultantes do tiro.



Para realizar o despacho da arma, o proprietário deve entrar no site da Polícia Federal, obter a Guia de Despacho de Arma de Fogo, ir até o balcão da companhia, se identificar e, de lá, ser acompanhado por um funcionário da empresa aérea para ser realizado o desmuniciamento em local adequado, normalmente uma caixa de areia numa sala reservada.

O disparo de uma pistola moderna, excluindo casos de defeitos crônicos de fabricação, só ocorre se ela tiver completamente destravada e se alguma pessoa (ou objeto) acionar o gatilho da mesma.

Não foi informado pela PF se o Ministro foi autuado por Disparo de Arma de Fogo (reclusão de 2 a 4 anos + multa), e nem qual o modelo da pistola. Segundo informações, o Ministro seguiu normalmente em voo de outra companhia aérea mais tarde para São Paulo.



Nota da Polícia Federal

A arma já foi devolvida pelo delegado da Polícia Federal ao ex-ministro Milton Ribeiro porque prevaleceu o entendimento de que tudo não passou de um acidente provocado por um cuidado excessivo de não tirar a arma de dentro do bolso em público, a fim de não expor nem constranger as pessoas presentes —e também devido ao zelo de não circular com sua arma carregada. Trata-se de um incidente passado, que não afetou ninguém e que ocorreu enquanto ele deixava seu apartamento funcional, em Brasília, durante processo de mudança para São Paulo.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas