Várias unidades russas, segundo os ucranianos, estão sendo deslocadas para a área
Ponto crucial na Batalha de Donbass, Severodonetsk, na região de Lugansk, é bombardeada por Moscou e parece a caminho de se tornar a nova Mariupol, cidade mártir nas mãos dos russos.
A situação está se tornando “cada vez mais difícil” para os ucranianos no Donbass, onde Moscou está bombardeando Severodonetsk “24 horas por dia”, enquanto o veredicto no primeiro julgamento de crimes de guerra contra um soldado russo é esperado em Kiev na segunda-feira Moscou continua aumentando seu poder de fogo no Donbass.
Há, segundo Sergei Gaïdaï, governador da região de Lugansk, as unidades retiradas da região de Kharkiv (nordeste), os atacantes do cerco de Mariupol (sudeste), as milícias das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk , forças e tropas chechenas mobilizadas como reforços da Sibéria e do Extremo Oriente russo.
“Todas as forças russas estão concentradas nas regiões de Luhansk e Donetsk”, disse Sergiy Gaidai no Telegram. O mesmo que armamento. “Tudo está concentrado aqui”, acrescentou o governador, incluindo os famosos complexos antiaéreos e antimísseis S-300 e S-400, equivalentes aos Patriots americanos.
Severodonetsk, na região de Lugansk, está sob fogo de Moscou “24 horas por dia”, indignado Serguiï Gaïdaï. “Eles estão usando táticas de terra arrasada, estão destruindo deliberadamente a cidade” com bombardeios aéreos, vários lançadores de foguetes, morteiros ou tanques disparando contra edifícios, acrescentou, de acordo com o jornal franc6es Sud Ouest.