Nova pesquisa indica vitória de Lula da Silva no primeiro turno

Lula da Silva pré-candidatura Misto Brasília
Lula da Silva durante discurso no lançamento de sua pré-candidatura/Reprodução vídeo
Compartilhe:

O ex-presidente abriu uma grande pesquisa sobre Jair Bolsonaro na pesquisa DataFolha

Nova rodada da pesquisa Datafolha foi divulgada há pouco e aponta uma grande vantagem do ex-presidente Lula da Silva (PT) contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Nyuma rápida avaliação sobre os números até agora divulgados, indicam que o petista poderia vencer logo no primeiro turno das eleições de outubro.



Pesquisa estimulada: Lula da Silva (48%), Bolsonaro (27%), Ciro Gomes (7%), André Janones (2%), Simone Tebet (2%), Pablo Marcal (1%) e Vera Lúcia (1%), branco e nulo (7%) e não sabe (3%).

Lula da Silva tem nesta pesquisa 48%, e Bolsonaro tem 27%. O ex-presidente tem uma grande vantagem no Nordeste, com 62% Bolsonaro: 17%. Beneficiários do Auxílio BrasilLula: 59% Bolsonaro: 20%. Renda familiar mensal acima de dez salários mínimos: Lula: 32% Bolsonaro: 42%. Entre os evangélicos, Lula teria 36% dos votos, contra 39% dados a Bolsonaro.

A pesquisa da Real  Time Big Data também mostra vantagem de Lula da Silva. Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 58%, contra 33% de Bolsonaro. Atualizado às 19h09



Na pesquisa espontânea, segundo o Datafolha, o ex-presidente Lula (PT) cresceu oito pontos percentuais desde o último levantamento. Ele agora marca 38%, ante 30% de março. Já Bolsonaro, que antes tinha 23%, agora marca 22%.

O petista marca seu melhor índice na pesquisa espontânea desde o início da atual série do Datafolha, em maio de 2021. Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista registra 58% das intenções de voto, contra 33% do atual presidente. Na pesquisa anterior, o petista tinha 55% contra 34% de Bolsonaro. A vantagem passou de 21 pontos percentuais para 25.



A jornalista Vera Magalhães, comentarista da Rádio CBN, afirmou que a “reação imediata de ministros de Bolsonaro ligados ao Centrão ao resultado do DataFolha mostra um nervosismo que, pela lógica própria a esses partidos que orbitam em torno do poder, pode prenunciar uma debandada para fora do barco de Bolsonaro”.

Outra comentarista da Globo, observou há pouco que “para rebater os dados do Datafolha, que mostram Lula com 21 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro, integrantes do governo adotam a estratégia do chefe: vão às redes desacreditar a pesquisa”.

A pesquisa envolveu 2.556 pessoas acima de 16 anos em 181 cidades brasileiras entre a quarta-feira e esta quinta-feira. Está registrada no TSE sob o número BR 05116/2022



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas