Autoridades federais prometeram recursos para o estado e as festas em Recife foram suspensas
O total de mortes pelas chuvas em Pernambuco subiu para 91, segundo informou o governo do Estado, em novo balanço no fim da manhã desta segunda-feira (30). Há buscas por 26 pessoas ainda desaparecidas. O total de óbitos considera os primeiros cinco, relatados na quarta-feira passada (25).
Em coletiva de imprensa realizada na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, o presidente Jair Bolsonaro destacou a destinação de recursos, vindos de um fundo federal com R$ 1 bilhão, para a realização de serviços essenciais após as grandes chuvas. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou a liberação de recursos do FGTS nas cidades afetadas pelas chuvas.
A prefeitura de Recife cancelou os festejos juninos deste ano. A medida foi anunciada pelo prefeito da cidade, João Campos, por meio de uma rede social. Segundo Campos, a medida visa reforçar o apoio dado às famílias mais afetadas.
“Estamos tomando medidas para reforçar as ações de apoio às famílias mais impactadas nessa tragédia provocada pelas fortes chuvas. Por isso, estamos suspendendo a realização dos festejos juninos, incluindo o São João e o São Pedro. O nosso foco é salvar vidas”, disse.
A deputada federal e pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes, apresentou hoje um requerimento, na Câmara dos Deputados solicitando a criação de uma Comissão Temporária Externa com a missão de acompanhar a situação de emergência em Pernambuco.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem continuar até sexta-feira (03) na região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, mas em menor volume e com intensidade moderada. A Defesa Civil estadual reforçou o alerta sobre o “alto risco de deslizamentos, uma vez que o solo já está bastante encharcado”.