Kalush Orchestra vendeu o prêmio do Eurovision para comprar drones
Os membros do grupo musical ucraniano Kalush Orchestra, vencedores do último Festival da Canção Eurovision 2022 com a canção Stefania, leiloaram neste domingo (29) o troféu que receberam para levantar fundos para a compra de drones para defender seu país da invasão russa.
O grupo anunciou em sua página no Facebook que arrecadou um total de US$ 900 mil no leilão do troféu, um microfone de cristal.
O leilão no Facebook foi liderado pelo apresentador de TV ucraniano Serhiy Prytula. Ele disse que o dinheiro arrecadado será usado para comprar para as Forças Armadas da Ucrânia o sistema aéreo não tripulado PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controle em terra.
“Vocês são incríveis! Agradecemos a cada um pela doação a este leilão e um agradecimento especial à equipe Whitebit, que comprou o troféu por US$ 900 mil e agora são os legítimos donos de nosso troféu”, escreveram no site da rede social. A Whitebit aparece no Facebook como uma empresa de tecnologia da informação, de acordo com a Agência DW.