Até setembro todo este sistema no Reserva do Vale estará completo e em funcionamento
O bairro planejado Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás, será o primeiro do município a ter os serviços de rede de coleta e estação de tratamento de esgoto. O projeto é um marco para o município – a 32 quilômetros do Distrito Federal -, pois 47,8% da população local não é atendida com saneamento sanitário.
O bairro, com mais de dois milhões de metros quadrados, está em obras e terá os dois primeiros condomínios horizontais, Mirante do Vale e Brisas do Vale, entregues aos moradores neste segundo semestre. O bairro está sendo construído de acordo com a Lei do Saneamento Básico, que é o marco legal do setor.
O diretor da área de engenharia da Plano Urbano, empresa responsável pelo Reserva do Vale, Marcos Franco, acredita que “é uma quebra de paradigma, porque com o novo marco de saneamento todas as empresas concessionárias precisam fazer sua parte, mas nós da iniciativa privada também podemos contribuir”.
Marcos explica que o projeto foi elaborado e ajustado junto com a Saneago, permitindo o serviço para mais de 4.700 moradias. O esgoto será coletado através de estações elevatórias. São unidades com bombas hidráulicas que transportam sob pressão o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto. No Parque das Cachoeiras o esgoto é tratado e devolvido ao córrego, com 95% de pureza. Até setembro todo este sistema estará completo e em funcionamento.
“A rede de esgoto contribuirá com a preservação de recursos hídricos evitando a poluição dos córregos e rios, preservação do meio ambiente”, comentou o diretor comercial da empresa, Emerson Vieira.


