Croácia passa adotar o euro no próximo ano

Croácia Europa turismo Misto Brasília
Croácia começa a adotar o euro como moeda no próximo ano/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

O Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros do bloco ainda precisam aprovar a adesão

A partir de janeiro de 2023, a Croácia deve se tornar o 20º país a adotar o euro como moeda, menos de dez anos após ingressar na União Europeia (EU). A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (01/06) que Zabreb cumpriu todos os critérios para ingressar na eurozona.

“Hoje a Croácia deu um passo significativo para a adoção do euro, nossa moeda comum”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ressaltando que a adesão à moeda única “tornará a economia da Croácia mais forte, trazendo benefícios aos seus cidadãos, empresas e sociedade em geral”, além de “fortalecer também o euro”.



O Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros do bloco ainda precisam aprovar a adesão. Uma decisão final é esperada na primeira quinzena de julho. De acordo com a avaliação da Comissão Europeia, não deve haver dificuldades para a aprovação.

Um relatório publicado pelo Banco Central Europeu também concluiu que a Croácia cumpre os requisitos para a adoção do euro. Na cotação atual, um euro vale 7,57 kunas, a moeda nacional croata, de acordo com a DW..


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas