O segundo turno será disputado entre Rodolfo Hernández, de direita, e Gustavo Preto, da esquerda
Neste domingo (19) os eleitores da Colômbia voltam às urnas para a eleição do novo presidente da República. O segundo turno será disputado entre os candidatos Gustavo Preto e Rodolfo Hernández. O voto no país não é obrigatório e a expectativa é sobre a presença dos eleitores.
Segundo informações da justiça eleitoral, 50 organizações e oito missões internacionais estão acompanhando o processo eleitoral. As Missões estão divididas em duas, aqueles que observam o processo eleitoral, incluindo a Missão de Observação Eleitoral da União Européia, a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), Transparência Eleitoral, o Carter Center, a OEA, entre outros.
Existem as missões técnicas que são compostas por especialistas em tecnologia, informática e processos eleitorais de diversos países; Essas organizações incluem: o Centro de Assistência e Promoção Eleitoral (CAPEL), Transparência Eleitoral e o Carter Center, segundo informou a Rádio Caracol.
O o eurodeputado Javi López, chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, disse embora tenha sido apresentado um dia tranquilo no primeiro turno presidencial, com alguns inconvenientes devido ao clima e outros fatores, as estimativas para este domingo são semelhante. “Confiamos nisso, mas também estaremos acompanhando de perto os territórios, especialmente naquelas áreas mais complexas em termos de segurança, porque é importante que os colombianos possam escolher seu futuro com segurança.”
Em Cali e Valle del Cauca, como no resto do país, será aplicada a lei seca, ou seja, a restrição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais e espaços públicos, a partir das 6 horas da tarde deste sábado (18).
A medida vigorará até às 12h00 de segunda-feira no âmbito das decisões para evitar excessos ou perturbações da ordem pública.
“O monitoramento será feito do ponto de vista legal em todos os locais eleitorais para antecipar qualquer situação de ordem pública. Com o Ministério da Mobilidade , os planos de desvio já estão organizados durante o dia das eleições, assim como a cobertura de todas as entradas, saídas e área perimetral da cidade”, disse o secretário de Segurança e Justiça de Cali, Jimmy Dragonguet.