O dinheiro será aplicado na expansão do ramal de Samambaia e deve estar concluída em quatro anos
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) divulgou o edital de licitação para a expansão da linha 1 do Metrô, no ramal Samambaia. A licitação prevê a extensão em 3,6 quilômetros, a partir do Terminal Samambaia. O valor da obra será de R$ 362 milhões e deverá estar concluída em quatro anos, devendo atender a 10 mil pessoas.
No novo trecho, haverá duas estações, uma próxima à UPA de Samambaia e outra, que passará a funcionar como terminal, próxima ao Centro Olímpico. Serão instaladas três subestações retificadoras de energia. Estão previstos três viadutos e quatro passarelas de pedestres, segundo divulgou a assessoria do Metrô.
“Entendemos que o transporte metroviário é um modal importantíssimo para garantir uma mobilidade mais segura e confortável à população do DF. Continuamos trabalhando na modernização do nosso sistema e, agora, chegou o momento de dar a largada na expansão que os moradores de Samambaia esperam há muito tempo”, disse o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
“A expansão do metrô é uma necessidade da nossa população. Em nosso governo já inauguramos três estações – duas na Asa Sul e uma em Taguatinga – e agora vamos cuidar da expansão da linha buscando melhorar a mobilidade no DF”, disse o governador Ibaneis Rocha.
O Metrô-DF tem 42,5 quilômetros de extensão e 27 estações operacionais: três delas (EPQ, 106 Sul e 110 Sul), inauguradas nos últimos três anos. Por dia, passam, em média, 130 mil pessoas pelo Metrô-DF – antes da pandemia, a demanda de usuários chegava a 160 mil/dia.