Ações artísticas e de desporto também estão programadas para comunidade LGBTQIA+
Texto Misto Brasília – DF
Neste sábado (02) a bola vai rolar na Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Esportivos Sul) no Festival de Arte e Cultura do Distrito Futebol Clube. Ações artísticas e de desporto também estão programadas para a comunidade LGBTQIA+, com apresentações das drag queens Raykka Rica, Nágila Goldstar e Pikineia, dos DJs Lucas Garrido e Nicolas Magalhães, da Banda Juliana Muller e do Grupo Pileke.
A Liga Nacional de Futebol LGBTQIA+, a Ligay, é apoiadora do festival e vai promover dentro da programação do sábado a etapa Centro-Oeste do campeonato. A Ligay Centro-Oeste será realizada dentro da programação do Festival de Arte, Lazer e Cultura.
O time anfitrião da etapa regional da competição é o DFC, fundado em 2018 por gays do Distrito Federal, jogadores de futebol, interessados em profissionalizar a prática de um esporte que é predominantemente masculino e heterossexual.
“Nosso objetivo é mostrar que o futebol, um esporte marcado por ser heterossexual, também pode ser praticado por pessoas LGBTQIA+. E nós acreditamos na inclusão para erradicação de preconceitos e discriminações, por isso o DFC inclui pessoas heterossexuais em suas atividades. Aliando ações artísticas às atividades, o festival faz com que essa reivindicação ganhe mais empatia da sociedade de uma forma mais ampla”, explica o presidente do DFC, Carlos Eduardo.