O presidente dos Estados Unidos defendeu ainda o pacote de medidas contra a violência armada
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (04) estar “chocado” diante de mais um massacre “sem sentido” no país, após um homem abrir fogo contra uma multidão em Highland Park, no estado de Illinois. Ao menos seis pessoas morreram e 25 ficaram feridas no ataque, que ocorreu durante um desfile para celebrar o feriado americano de 4 de Julho.
Joe Biden também prometeu continuar a combater “a epidemia de violência armada” no país, e disse ter acionado as forças de segurança federais em Highland Park, um subúrbio próspero de Chicago, para ajudar na busca pelo autor da chacina. Um suspeito foi preso durante a noite após uma perseguição policial. Ele foi identificado como Robert E Crimo III, um homem branco de 22 anos.
“Jill [Biden] e eu estamos chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe dor a uma comunidade americana neste Dia da Independência”, declarou Biden, em comunicado divulgado pela Casa Branca.
O presidente pediu ainda para os residentes de Highland Park continuarem seguindo as orientações das autoridades, e disse que ficará atento à forma como a situação evolui, especialmente os feridos que tiveram de ser hospitalizados.
O democrata Biden defendeu ainda o pacote de medidas contra a violência armada que o Senado conseguiu recentemente aprovar com o apoio de legisladores conservadores e progressistas, apesar da tradicional divisão sobre questões de controle de armas que existe entre o Partido Democrata e o pró-armamentista Partido Republicano. O presidente admitiu, contudo, que “há ainda muito a fazer”.