Político alemão prevê conflito pelo gás natural na Europa

Mar do Norte mapa Europa Misto Brasília
Europa busca novas alternativas de energia, como o gás no Mar do Norte/Arquivo
Compartilhe:

O problema de fornecimento foi criado com a invasão Rússia que hoje completa 132 dias

A escassez de gás natural na Europa poderia causar uma “batalha pela distribuição” deste recurso energético entre os países europeus, afirmou Friedrich Merz, líder do maior partido de oposição alemão, o União Democrática Cristã, em entrevista à edição NOZ. Hoje, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia completa 132 dias.



“É provável que haja sérios conflitos dentro da UE relacionados à distribuição [de gás] como [ocorreu] em 2015 e 2016, quando houve uma crise de refugiados”, alertou Merz. De acordo com o político, é necessário criar um plano de distribuição de gás aprovado entre os países da União Europeia.

Ao mesmo tempo, o líder do partido alemão advertiu contra a especulação sobre um possível corte no fornecimento de gás pela Rússia.
“Não devemos falar de tais cenários em declarações públicas. Se a Rússia se comportar de acordo com os contratos, os fornecimentos serão retomados após os trabalhos de reparo”, acrescentou Merz.


Anteriormente, a empresa estatal russa Gazprom limitou o envio de combustível através do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) devido à recusa do Canadá de devolver as turbinas construídas pela empresa alemã Siemens. Os representantes da corporação notaram que as turbinas não poderão ser enviadas de volta por causa das sanções antirrussas impostas por Ottawa.

Além disso, de 11 a 21 de julho, o Nord Stream vai suspender funcionamento para trabalhos de manutenção planejados, informou a Agência Sputnik.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas