Ele morreu hoje aos 84 anos em São Paulo. O sucessor como Chefe da Casa Imperial será o seu irmão, Dom Bertrand
Por Misto Brasília – SP
O velório do príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança será realizado neste sábado (16) e domingo (17) na Rua Maranhão, 341 – Higienópolis, São Paulo. Será aberto ao público na parte da tarde, e na segunda, das 10 às 13 horas. Ele morreu hoje (15), em São Paulo, aos 84 anos. Se existisse a monarquia no Brasil, ele seria o imperador do Brasil.
A missa de corpo presente será celebrada em sua paróquia, a Igreja de Santa Teresinha (rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo, SP) no dia 18, às 13 horas, após, o cortejo fúnebre sairá para o Cemitério da Consolação.
O seu irmão, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança sucede como Chefe da Casa Imperial do Brasil.
Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança foi primogênito do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil a partir do falecimento da Princesa Isabel em 1921, e da Princesa Dona Maria Elizabeth da Baviera. Nasceu a 6 de junho de 1938, no exílio, em Mandelieu-la-Napoule, França, e foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, a Família Imperial do Brasil pôde retornar a seu país com o fim do exílio imposto pelo golpe republicano de 15 de novembro de 1889. Com o falecimento de seu pai em 1981, o sucedeu na Chefia da Casa Imperial.
Na qualidade de herdeiro dinástico dos Imperadores do Brasil, o Príncipe Dom Luiz foi, por direito, Grão-Mestre das Imperiais Ordens de Nosso Senhor Jesus Cristo, de São Bento de Avis, de Santiago da Espada, do Cruzeiro, de Pedro I e da Rosa.