Equipamentos e operadores foram confirmados pela Polícia Federal ao desembargador do TRE do DF Roberval Belinati
As eleições no Distrito Federal serão vigiadas por drones, que serão cedidos pela Polícia Federal para o Tribunal Regional Eleitoral. O pedido foi feito pelo presidente do TRE à PF e confirmada nesta semana em carta ao desembargador Roberval Belinati.
O desembargador afirmou que os equipamentos serão utilizados especialmente nas áreas de fronteira do Distrito Federal, “sobretudo para coibir o transporte ilegal de eleitores. E estarão a serviço da Justiça Eleitoral em todos os 610 locais de votação, para ajudar a combater a boca de urna, que não será permitida no pleito eleitoral”.
A assessoria do TRE não esclareceu sobre os números de drones que serão utilizados, mas Belinati informou sobre a dimensão da estrutura a ser empregada no primeiro e segundo turnos. Serão utilizados 700 veículos de apoio, 23 ônibus. 6 mil agentes de segurança, 35 mil agentes eleitorais e 190 juízes e promotores de justiça.
O desembargador ratificou mais uma vez que não será permitido “qualquer confronto no Distrito Federal. Quem infringir a lei responderá pelas suas ações”.